As Doenças da Gengiva, definidas como Doenças Periodontais, incluem a Gengivite e a Periodontite. Elas são infecções sérias que, se não tratadas, podem levar a perda dentária.
A palavra periodontal significa "ao redor do dente". A doença periodontal é uma infecção bacteriana persistente que afeta as gengivas e o osso que mantém os dentes na boca. Inicia quando as bactérias presentes na placa bacteriana liberam os ácidos que inflamam a gengiva.
Na forma mais branda da doença, a gengivite, a gengiva se torna vermelha, inchada e sangra com facilidade. Nesta fase, há pouco ou nenhum desconforto. A gengivite é causada por higiene oral inadequada, e é reversível com tratamento e uma boa higiene bucal.
Gengivite: observe o inchaço e vermelhidão da gengiva próximo ao dente.
Entretanto se não for tratada, a gengivite pode evoluir para periodontite. A placa, com o tempo espalha, cresce e se torna endurecida por baixo da gengiva, formando o tártaro. As toxinas produzidas vão destruindo os tecidos e ossos que suportam os dentes. À medida que a doença avança os dentes vão ficando amolecidos o que pode levar a necessidade de sua extração. Alguns fatores podem aumentar a agressividade da doença periodontal como fumo, diabetes não controlada, alguns medicamentos, estresse, entre outros.
Periodontite Aguda
O tratamento da periodontite exige muita colaboração do paciente. Após a remoção do tártaro pelo dentista é necessário que o indivíduo siga corretamente as orientações de higiene bucal. Entretanto mesmo após o tratamento podem ficar sequelas como o deslocamento do dente, retrações gengivais, exposição da raiz o que compromete muito a estética. Portanto a melhor maneira é prevenir esse problema para evitá-lo e isso passa por uma higiene bucal frequente e minuciosa.