domingo, 15 de abril de 2012

Fundação Ubaldino do Amaral (FUA) lança campanha "Saúde Bucal"

A Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), mantenedora do jornal Cruzeiro do Sul, lançou na noite de segunda-feira passada a campanha "Saúde Bucal", com o objetivo de disseminar à população de Sorocaba e região a importância da higiene da boca e, com isso, prevenir diversas doenças cujas origens estão na boca. Conforme declararam os envolvidos na campanha durante os discursos, é essencial que a pessoa tenha a consciência de que fazer uso do fio dental, do raspador de língua e escovar os dentes garante a saúde geral do corpo. Entre os presentes esteve o secretário municipal da Saúde de Sorocaba, Ademir Watanabe.




segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Como anda a Saúde Bucal da População brasileira?

Por muitos anos o Brasil foi considerado um país detentor dos piores índices em saúde bucal do mundo. Desde 1986 são realizados levantamentos periódicos para verificar como está a saúde bucal do brasileiro. No levantamento nacional realizado em 2003 pelo Ministério da Saúde foi verificado que 60% das crianças entre 5 a 6 anos têm pelo menos um dente cariado, 65% dos adolescentes já tiveram algum dente perdido por cárie ou doença periodontal. Considerando que nossa dentição completa é formada por 32 dentes, apenas 54% dos adultos e 10% dos idosos brasileiros possuem mais de 20 dentes saudáveis. Também se constatou que 17% da população nunca foram ao dentista. 

Para mudar esta realidade, o Brasil vem trabalhando a cada ano com mais intensidade. Várias ações foram feitas desde muitos anos atrás, com destaque para a fluoretação de águas de abastecimento. Os investimentos aumentaram na área ampliando o número de profissionais, a cobertura no serviço público e as ações voltadas para prevenção. No último levantamento realizado em 2010 os dados foram mais animadores. A pesquisa aponta uma queda de 26% no número de cáries dentárias em crianças de 12 anos e um aumento de 31 para 44% de crianças sem nenhuma cárie. Isso significa que 1,4 milhão de crianças não têm nenhum dente cariado atualmente. Na faixa etária dos 15 aos 19 anos, houve uma redução de 30% no número de dentes cariados. São 18 milhões de dentes que deixaram de ser atacados pela cárie. Na população com idade entre 35 e 44 anos essa redução foi de 19%. Comparando os números de 2003 e 2010, temos redução de 30% no número de dentes cariados, queda de 45% no número de dentes perdidos por cárie, além do aumento de 70% no número de dentes tratados. Isso significa que a população adulta está tendo maior acesso ao tratamento da cárie e menos dentes estão sendo extraídos por consequência da doença. 

Entretanto ainda há muito trabalho para ser feito e o desafio é de toda a população. Não há, atualmente, justificativa para que qualquer de nossos filhos, de qualquer classe social, perca algum dente por falta de acesso à informação, prevenção e tratamento. Portanto cabe aos profissionais da área em conjunto com a população, intensificarem e colaborarem com a permanente melhoria das ações em saúde bucal.


segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Revista Educativa de Saúde Bucal é entregue aos alunos das escolas de Sorocaba

Como parte das ações do “Sorria Sorocaba”, os alunos sorocabanos que assistiram à peça teatral Romeu e Julieta: uma história odontológica, receberam, no final de 2011, uma revista educativa que aborda temas ligados à saúde bucal. 
Desenvolvida pela parceria entre a Secretaria de Educação e a Secretaria de Saúde, a revista do tipo Coquetel, aborda, sob uma ótica lúdica e divertida, diversos assuntos da área odontológica. 
O uso de Materiais Educativos Impressos tem sido altamente recomendado para suplementar ou reforçar as informações, maximizando o conhecimento das pessoas bem como sua aderência às recomendações de auto-cuidado, além de apresentarem a vantagem de estimular a memória quando há a necessidade de tal efeito. 
Se você é um dos alunos contemplados pela Revista, faça bom uso da mesma e aprenda brincando. Qualquer dúvida entre em contato conosco pelo Blog ou email (sorriasorocaba@gmail.com). Teremos satisfação em atendê-lo!!!! 


segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

A Placa Bacteriana: combatê-la é nosso dever!!!

A grande causadora das principais doenças da boca, a cárie e a gengivite, é a PLACA BACTERIANA. Trata-se de uma película PEGAJOSA e INCOLOR, formada por bactérias e restos alimentares que se depositam sobre os dentes. Por termos bactérias presentes a todo instante na nossa boca, é impossível após uma refeição e sem a devida limpeza não sentir essa camada sobre os dentes. 
As bactérias aproveitam os restos de alimentos, que permanecem sobre os dentes e retiram deles os nutrientes que precisam para se desenvolver. A placa, por sua vez, libera um ácido que ataca o dente descalcificando-os e deixando-o sem proteção levando ao desenvolvimento da cárie. Ela também irrita a gengiva, causando inflamação, inchaço e sangramento, doença conhecida como GENGIVITE.

Se pudéssemos comparar, a Placa Bacteriana seria como um exército de bactérias que quanto mais organizado estiver, fica mais forte e agressivo sendo mais difícil derrotá-lo. O desafio, portanto é desorganizá-lo ou desmantelá-lo diariamente com uma boa higiene bucal usando a escova, a pasta e o fio dental, que são as nossas armas. Assim ele perde as forças e é muito mais fácil dominá-lo. Ou você entra na guerra para ganhar ou a placa bacteriana vencerá!!!!